Páginas

domingo, 3 de fevereiro de 2013

CEVICHE DE SALMÃO

CEVICHE DE SALMÃO

"Cebiche, ceviche ou seviche, (abaixo uma discussão sobre a possível etimologia) é um prato de origem peruana baseado em peixe cru marinado em suco de limão ou lima ou outro citrico. O essencial é que o pescado seja branco (sem muita gordura, nem músculo vermelho, como o sangacho do atum), mas de carne firme; camarãolagosta ou mesmo polvo podem também ser usados.
Laranja-azeda também pode ser usada, mas um citrico que lhe dá um gosto especial é a lima, um pequeno limão com a casca e a polpa esverdeadas.
Um importante ingrediente da preparação do Ceviche é o "leche de tigre", suco feito com o peixe marinado na lima com os outros componentes. O nome "leite" se deve à de cor branca e o "tigre" ao fato desse molho ser usado no Peru para curar "ressacas" e para dar força a quem o ingere.[1]
Outros ingredientes “obrigatórios”, pelo menos no Peru onde é considerado o “prato nacional”, são a cebola e o piri-piri ou pimenta (no sentido brasileiro). Ingredientes acessórios, mas aparentemente muito importantes naqueles países, são o abacate, o milho, ou a batata-doce, ou seja, um “legume” para dar mais “consistência” ao prato. A salsa, o coentro e outros "cheiros verdes" também são quase sempre utilizados.
Pode servir-se como entrada, acompanhado com pipocabolachas de água e saltortilhas mexicanasbatatas fritas ou pão. Ou pode ser o prato principal duma refeição, acompanhado com batatas “portuguesas” ou doces cozidas, ou milho cozido." In Wikipédia

Ingredientes (para 2 ou 3 pessoas)
300g de lombo de salmão fresco (de preferência posta que apanhe também o lado da barriga que tem menos espinhas)
3 colheres de sopa de azeite
sumo de 1/2 limão (pode usar 1 limão inteiro se gostar de ácido)
1 colher de café de mostarda
pimenta a gosto
flor de sal a gosto
casca de 1/2 limão ralada
coentros q.b.

Modo de preparação
O salmão deve ser comprado com antecedência para que se possa congelar.
O processo de congelamento dos peixes destinados ao consumo em cru é importante para matar os parasitas que possivelmente se tenham desenvolvido devido à má conservação/armazenamento/temperatura do peixe, até chegar à nossa casa.
Atempadamente descongelar o lombo do salmão.
Eu gosto de o cortar ainda com a pele, porque ajuda a não deslizar tanto na tábua onde se está a cortar.
Portanto, colocando o salmão numa superfície, com a pele para baixo, retiram-se as espinhas que facilmente se encontram passando com o dedo pelo peixe. Com uma faca bem afiada, cortam-se fatias finas separando-as da pele, que se vão dispondo num prato raso ou travessa.
Numa tigela misturam-se todos os ingredientes e deita-se sobre as fatias do salmão.
Deixa-se marinar pelo menos 10 minutos sirva acompanhado de salada, fatias de pão fresco ou torrado, salada de cuscus, etc.
NOTA: O sumo do limão vai "cozer" o salmão, por isso não estranhe que ele mude um pouco a cor.
Cá em casa não posso usar pimento, nem cebola, nem outro ingrediente porque há quem uma criança que não gosta, mas goste do salmão do modo que o faço.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)