quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

RISSÓIS DE BERBIGÃO OU DE PEIXE

RISSÓIS DE BERBIGÃO OU DE PEIXE

Ao fim de meio século de existência aventurei-me a fazer rissóis.

MASSA (dá para cerca de 20 rissóis)
Ingredientes
2 chávenas de farinha de trigo
2 chávenas de água
1 colher de sopa de margarina
1 casca de limão
1 folha de louro
1 dente de alho descascado
Sal q.b.
1 ovo
pão ralado q.b.

Modo de preparação
Óleo (que fique pelo menos com 2 ou 3 dedos de altura)
Leva-se a água ao lume com a margarina, a casca de limão, o louro, o alho (que se tiram antes de juntar a farinha) e sal.
Assim que estiver a ferver em cachão retira-se do lume e junta-se a farinha de uma só vez e mexe-se vigorosamente com colher de pau.
Volta ao lume com chama fraca e vai-se batendo a massa e virando (eu até com as mãos fazia porque não fica assim tão quente!) sem parar , até que forme uma bola e não se cole ao tacho.
Assim que se apresentar bem seca coloca-se num prato em forma de bola e deixa-se repousar 20 minutos.
Estende-se com o rolo da massa (o mais fino possível), coloca-se o recheio numa das pontas tendo o cuidado de deixar uma distância que dê para dobrar uma parte da massa por cima do recheio e cortam em forma de meia lua  com um copo, caneca, chávena ou corta massas. Há que ter atenção para que onde se cortam os rissóis não estejam engordurados com recheio pois nesse caso a massa não cola e ao fritar abre.
Normalmente a massa não cola no processo de esticar mas se necessário polvilhar a bancada e o rolo com farinha retirando o excesso.
Passam-se por ovo batido e pão ralado e fritam-se (também se podem congelar antes de fritar, tendo o cuidado de os colocar a congelar separados para que não fiquem colados. Quando já estiverem congelados já se podem juntar.

RECHEIO
Ingredientes
500 grs de berbigão
4 colheres sopa azeite
3 colheres sopa farinha
1 cebola picada
1 dente de alho picado
4 dl caldo de berbigão
salsa picada
piri-piri ou pimenta

Modo de preparação
Depois de os ter um tempo em água com sal para sair bem a areia, colocar o berbigão num tacho e deixá-los abrir (quanto mais coze o marisco mais rijo fica, por isso é mesmo só abrir).
Retirar das cascas (se necessário passá-los por água corrente num passador de rede para retirar melhor a areia.
Coar o líquido por um pano num passador de rede (ou gaze e se esta tiver a rede larga coloque uma gaze em cima de outra).
Levar a cebola e o alho a refogar no azeite.
Colocar a farinha num recipiente e ir juntando caldo do berbigão e mexendo. Juntar esta mistura ao refogado assim que a cebola estiver mole. e deixar cozinha e engrossar. Corrigir o sal. Se necessário juntar farinha (sempre diluida em líquido) ou água conforme a consistência do creme que desejar.
Quando o creme estiver na consistência desejada juntar o miolo de berbigão, o piri-piri ou pimenta. Desligar o lume e juntar a salsa.
NOTA: o do lado esquerdo é de resto de peixe! Tinha um lombo de dourada grelhada, fiz o creme como o de berbigão (substituindo o caldo por leite), 1/4 de cubo de caldo de marisco e já com o lume apagado juntei a salsa e umas gotas de sumo de limão. Para a menina que não gosta de marisco!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)