terça-feira, 9 de abril de 2013

MOUSSE DE CHOCOLATE À MODA DA SOGRA

MOUSSE DE CHOCOLATE À MODA DA SOGRA
Esta é uma receita que a criançada da família faz sempre questão que esteja presente, se bem que desta vez fiz um pouco diferente (para não variar!!)

Não usei o cacau nem o chantilly!

Por vezes substituo parte do chocolate por chocolate de menta (tipo After Eight), cerca de 1/3.

Ingredientes

6 ovos à temperatura ambiente
200 grs de açúcar
1 tablete de chocolate para culinária (usei metade com 70% de cacau e metade com 40% de cacau)
2 colheres de sopa de cacau em pó (não usei)
4 folhas de gelatina branca
1 pacote de natas bem frias
3 colheres de sopa de açúcar (ou a gosto, para o chantilly)

Modo de preparação

Bater as gemas com os 200 grs. de açúcar, até ficar um creme esbranquiçado e fofo.

Colocar as folhas de gelatina a amolecerem em água fria.

Aquecer cerca de 1 colher de sobremesa de água e nela derreter a gelatina muito bem.

Derreter o chocolate em banho-maria, ou seja, partir o chocolate aos pedaços para dentro de um recipiente que caiba dentro de um outro que está ao lume a aquecer uma quantidade de água que ao colocar o que tem o chocolate não entre para dentro desse. Quando a água estiver quente, coloca-se o recipiente que tem o chocolate dentro do que tem água e vai-se mexendo o chocolate até que derreta (a água não deve ferver).
Eu em vez deste processo derreti no microondas durante cerca de 65 segundos, mexendo de vez em quando e retirando ainda com chocolate por derreter, continuando a mexer ele acaba por derreter todo com o calor restante no recipiente.

Juntar o cacau ao chocolate e mexer bem e juntar à mistura das gemas com o açúcar, mexendo rapidamente até tudo estar bem ligado.

Bater as claras em castelo, bem firmes (ao virar o recipiente ao contrário se elas não se moverem, estão boas) e envolver na mousse com uma espátula em movimentos suaves, de baixo para cima e rodando o recipiente em simultâneo.

Deitar a mousse numa taça ou taças individuais.

Bater as natas e quando começarem a encorpar ir adicionando o açúcar aos poucos não parando de bater, até que fiquem com picos firmes ao levantar as varas de bater.

Decore a mousse com o chantilly, aos seu gosto, podendo fazer montinhos com a ajuda de 2 colheres, com o saco de pasteleiro ou usando um saco de plástico a que cortou um bico do lado em que está lacrado depois de ter colocado o chantilly lá dentro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)