terça-feira, 9 de abril de 2013

PIZZA 15 MINUTOS DO JAMIE OLIVIER

PIZZA 15 MINUTOS DO JAMIE OLIVIER
Encontrei esta receita rápida para massa de pizza porque tinha previsto fazê-la para o jantar mas o dia foi imprevisivelmente atribulado e a receita que costumo fazer tem de levedar.


E esta fatia foi aquecida hoje para o meu almoço, no forno com um pouco mais de queijo e parecia acabada de fazer! Fiquei fã!


Cá em casa gostam da massa fina e estaladiça e esta corresponde.


Como sempre não segui a receita tal e qual porque faltavam alguns ingredientes, tal como tomate, mas direi o que fiz!

PARA 1 PIZZA (na realidade como fiz muito fina dá para 2 pizzas redondas)

(chávena usada com capacidade para 250 ml = caneca)

1 chávena de farinha com fermento (coloquei mais um pouco porque não formou bola)
1/2 chávena de água morna
sal q.b.
azeite q.b. (coloquei 1 colher de sopa)

MOLHO DE TOMATE


125 grs de tomate pelado (usei polpa de tomate, a olho)
1 colher de sopa de orégãos
1 colher de sopa de vinagre de vinho tinto (não usei)
1 dente de alho
100 grs. queijo mozarella ralado (usei o que tinha em casa, emmental ralado na altura, mas se usar o indicado sugiro que compre fresco e o rale na altura o sabor é muito melhor)
4 fatias finas de fiambre (tinha uma fatia grossa que costumo ter sempre no congelador, para emergências, que cortei aos cubos muito pequenos para render mais)
4 fatias de presunto (não usei)
10 azeitonas descaroçadas (não usei, numa das pizzas juntei milho cozido)

Modo de preparação


Ligue o forno no máximo e coloque uma frigideira com cerca de 30 cm de diâmetro ao lume.


No robot de cozinha coloque a farinha, a água morna, o sal (usei 1 colher de café) e o azeite (deitei 1 colher de sopa). Ligue o robot até formar uma bola.


Retire a massa do robot e coloque-a numa superfície enfarinhada juntando um pouco mais de farinha (pela minha experiência com massas anteriores esta deve ficar com elasticidade mas não muito seca).


Estenda a massa com ajuda do rolo ficando com a espessura desejada até ter o diâmetro da frigideira (se necessário corte o excedente com uma faca) e *coloque-as na frigideira que deve estar bem quente.


Coloque agora no robot de cozinha o tomate pelado, o alho, os orégão, uma pitada de sal , o vinagre e um fio de azeite. Triture tudo e coloque sobre a massa que tem ao lume. Cubra agora com o queijo, o fiambre e o presunto.


Tire a frigideira do lume, coloque-a no forno e deixe a pizza cozinhar durante 5 minutos ou até ficar dourada e cozinhada.


Retire do forno, decore com azeitonas e regue com um fio de azeite antes de servir.


* Ora a partir deste ponto não fiz como indicado na receita, até porque é necessária uma frigideira que possa ir ao forno e eu não tenho.


A idéia de levar à frigideira no lume é criar crosta por baixo.
Eu faço assim:


Coloco a pizza na grelha na parte mais baixa do forno por uns 5 a 8 minutos e apenas com o molho de tomate (pois tem de ser uma de cada vez porque no meu forno não cabem mais, isto se quiser com crosta por baixo, caso contrário coloco uma na grelha e outra no tabuleiro e ponho da posição de ventilação).


Retiro a pizza e coloco os restantes ingredientes terminando com orégãos. Volta ao forno mas agora na posição do meio do forno nesta fase a temperatura depende muito de forno para forno, ou mantém o máximo ou baixa para médio, para que derreta o queijo e não queime, uma questão de compreender o forno (por vezes é necessário psicoterapia!:))


A repetir!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)