quinta-feira, 16 de maio de 2013

CANJA DE GALINHA OU FRANGO

CANJA DE GALINHA OU FRANGO
O meu pai chamava-lhe "Sopa de doentes", por que não gostava e porque é uma sopa que normalmente se faz quando estamos doentes dos estômago ou intestinos!

Eu e o meus filhos adoramos canja, mas para mim é indispensável a inclusão de umas folhas de hortelã, já com o lume desligado.

Costumo fazê-la com aproveitamentos ou compro embalagem que há à venda já para esse fim, que normalmente traz patas, moela, fígado e asa ou perna (por vezes incluem ovos de galinha). Mas tenho de comprar sempre uma embalagem de moelas, porque os filhos amam.
Estes foram os aproveitamentos que tinha congelado quando fiz o Frango à Maricas
Quando não tem gordura suficiente junto um cubo de caldo de galinha. Desta vez não houve necessidade! Se achar que tem gordura a mais, retire um pouco com uma colher, se bem que é necessária para que fique mais saborosa! Há também quem acrescente cebola e cenoura ralada e/ou no prato coloque uns pingos de sumo de limão. 

Pode ser uma sopa como entrada ou um prato principal a que pode acrescentar ovos de galinha ou codorniz cozidos ou escalfá-los na própria canja.

Ingredientes
Miúdos de frango ou galinha (desde que inclua um ou dois pedaços com gordura, por exemplo asas, pernas ou peito com pele)
água q.b. (cerca de 3 litros)
massinhas (pevides, estrelinhas, letras) ou arroz (cerca de 80 grs)
sal q.b.
2 ou 3 folhas de hortelã

Modo de preparação

Lave muito bem as carnes, tendo o cuidado de verificar se as patas não têm unhas, peles amarelas e sujidade agarradas (retirar) e se as moelas não têm pele do seu interior com resíduos agarrados (raspar mesmo com a unha enquanto lava). Infelizmente por vezes são vendidos com poucos cuidados neste aspecto, mesmo nos supermercados.

Coza em água que tempera com sal logo que comece a ferver.

Quando estiver cozida, retire as carnes e miúdos para um prato, com uma escumadeira, coloque a massa ou arroz (este último previamente lavado) e deixe cozinhar.

Entretanto, desfie a carne eliminando a pele e corte os miúdos em pedaços. Junte tudo novamente à canja e deixe acabar de cozer. Verifique o sal e a quantidade de água, se achar necessário acrescente um pouco mais de água quente para que não deixe de ferver.

Logo que esteja tudo cozinhado desligue o lume e acrescente as folhas de hortelã devidamente lavada.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)