quarta-feira, 15 de maio de 2013

TARTE DE LEITE CONDENSADO

TARTE DE LEITE CONDENSADO
Há dias que pensamos ter tudo para fazer uma determinada receita mas ao verificarmos, afinal algo teremos que inventar com os produtos disponíveis!

Pura invenção minha esta receita, mas que ficou uma delícia, tirando o facto de que não foi possível retirar a tarte inteira da forma! Mas quer saber um segredo? Desapareceu num instante!!! 

Sabia que tinha na despensa uma lata de leite condensado que pensava ser de leite condensado do que se compra já cozido. Tinha como destino fazer uma Baba de Camelo! Afinal não era cozido... e não me estava a apetecer ir gastar electricidade durante uma quantidade de horas para a cozer (porque caí na asneira de há uns anos comprar fogão com placa de indução e não tenho panela de pressão própria para este tipo de placa), com o preço a que está a electricidade, nem pensar!

Abri o frigorífico e a despensa com a lata na mão! "Vamos lá a ver o que há por aqui!"
- Ovos; folhas de gelatina; 1 pacote de natas; 3 bolachas Maria
"Nada mal!"

Se tivesse mais bolachas pretendi fazer uma base de bolacha com a do Cheesecake. Fica para a próxima!

Considerando que o leite condensado sem ser cozido é mais líquido, lembrei-me de cozer as gemas com ele e fiz assim:

Ingredientes

1 lata de leite condensado
4 ovos
1 pacote de natas bem frias
8 folhas de gelatina
3 bolachas Maria (facultativo)

Modo de preparação

Colocar as folhas de gelatina a amolecer em água fria.

Juntar o leite condensado e as gemas de ovos num recipiente (usei uma taça de loiça) que caiba num tacho ou panela, sem que o fundo toque na água que se coloca nesse tacho/panela e levei a cozer em banho-maria (ao vapor, melhor dito), durante cerca de 12 a 15 minutos, mexendo sempre, para que as gemas engrossem sem que fiquem esfarrapadas. Retirar do lume e reservar.

Bater as natas em chantilly (sem açúcar).

Bater as claras em castelo.

Retirar um pouco da mistura das gemas com o leite condensado para uma taça e juntar as folhas de gelatina para que derretam (se a mistura já não estivar suficientemente quente, leve um pouco ao lume em banha-maria). Juntar este preparado à mistura do leite com as gemas, misturando muito bem com uma vara de arames.

Envolver, com uma espátula, o chantilly e quando estiverem bem misturadas, envolvem-se as claras.

Colocar numa forma e vai ao frigorífico.

Na hora de servir, triturar as bolachas (esfarelei com os dedos) e espalhar por cima. 





1 comentário:

  1. Maria Manuela: "Fiz hoje, com algumas alterações e ficou deliciosa! Fiz a base com bolacha e substitui a bolacha em cima por doce de cereja. Muito bom!"
    Este foi um comentário e sugestão deixada no Facebook por uma seguidora. Obrigada Manuela Maria!
    Podem confirmar em
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=395314417248567&set=a.311487582297918.73688.299866486793361&type=1&theater&notif_t=photo_comment

    ResponderEliminar

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)