sábado, 29 de junho de 2013

PALHADA (SALADA FRIA DE BATATA COM ALFACE)

PALHADA (SALADA FRIA DE BATATA COM ALFACE)
Esta receita de salada fria com batata e alface, semelhante a migas frias) é típica da região do Ribatejo e a minha mãe fazia muitas vezes quando eu era solteira.

Nunca soube o nome! Hoje fiz uma pesquisa e descobri que se chama Palhada e pelo vistos pode ser feita com puré de batata. Eu nunca faço, não é necessário o trabalho de estar a passar a batata, basta esmagá-la com um garfo!

Ingredientes

Alface q.b.
Batatas q.b.
Cebola q.b.
Azeite q.b.
Vinagre q.b.
Sal q.b.

Modo de preparação

Comece por cozer as batatas em água e sal (pode aproveitar sobras de batatas cozidas até porque convém que elas estejam o mais frias possível para não cozer a alface)

Entretanto lave muito bem a alface e corte-as como para caldo verde um pouco mais grosso. Junte a cebola muito bem picada.

Quando as batatas estiverem coloque-as num prato e esmague-as com um garfo e deixe arrefecer (sugiro que as coloquem já esmagadas num recipiente e este dentro de água para que arrefeçam mais rápido, envolvendo-as de vez em quando para acelerar o processo).

Junte as batatas à alface, tempere com o azeite e umas pingas de vinagre (não sou muito apreciadora de vinagre, mas nesta receita acho que faz toda a diferença). Envolva muito bem com a ajuda de 2 colheres.

Rectifique os temperos e está pronto.

NOTA: Se fizer com puré de batata não junte leite. Deve ficar seco, pois ao adicionar à alface o puré torna-se mais mole.
Cá em casa faço 2 versões: uma normal e outra sem cebola e vinagre:))

6 comentários:

  1. Adoro essa salada! A minha avó fazia,e eu lembro-me perfeitamente, ela faleceu qdo eu tinha 7 anos, dp foram as minhas tias a continuarem a fazer! Cm n sabiamos o nome chamamis de "salada da avó"!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz por trazer tão boas e saborosas recordações. Também esta receita me traz preciosas recordações. Obrigada pela visita, beijinhos e volte sempre

      Eliminar
  2. Adoro!
    A minha mãe e minhas avós faziam a palhada. Anos depois, em França, decido fazer este prato!
    Que boas recordações! O mantém da tradição!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom quando os cheiros, os sabores nos trazem tão saudosas recordações. Obrigada pela visita. Volte sempre

      Eliminar
  3. Nunca provei nem ouvi falar mas deve ser muito bom!
    Vou experimentar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimente e depois dê-nos a sua opinião. É a única forma do meu filho mais novo comer alface (assim e na sopa) :). Obrigada pela visita e volte sempre

      Eliminar

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)