terça-feira, 9 de julho de 2013

DICAS - CONGELAR SARDINHAS

DICAS - CONGELAR SARDINHAS

Por vezes, quando andamos a fazer as nossas compras, passamos pela banca do peixe e vemos sardinha a rir para nós (pele e olhos brilhantes, cauda um pouco espetada, cabeça com manchas amarelas, pele azulada e da espécie escamuda com as escamas bem agarradas à pele, dizem que é mais gorda, sem sangue nos olhos).

Até nem íamos a contar comprar peixe, mas sardinha para se encontrar boa temos de ir muito cedo comprá-la ou então já não encontramos.

Então há que aproveitar a oportunidade e não há necessidade de a cozinhar imediatamente. Pode congelá-la! Mas é necessário cuidados especiais pois este peixe fica com a carne mole com muita facilidade e se for colocado no congelador, dentro de um saco, corre maior risco de ficar amolecida.

Há muitos anos uma vendedora de peixe (peixeira), daquelas antigas, com muitos anos de experiência e sabendo do que fala, casada com pescador, deu-me esta dica e é assim que faço.

Ao comprar a sardinha, se for com intenção de o fazer deve levar uma caixa para a transportar para casa para que faça a viagem sem ser esmagada pelas restantes compras, a viagem de regresso a casa deverá ser feita o mais breve possível.

Passar a sardinha uma a uma por água corrente, com muito cuidado de forma a manter a escama (no caso de ser da espécie escamuda) e sem a apertar. Colocar água num recipiente de plástico que possa ir ao congelador e dissolver nela uma boa quantidade de sal, de forma a que fique com teor de sal semelhante à água do mar (o ideal mesmo seria a própria água do mar!). Dispor com cuidado as sardinhas dentro desse recipiente, tapar e levar ao congelador. Se lhe sobrar sardinhas retire todo o sal logo que tenha noção que não vai precisar de assar mais e proceda do mesmo modo.

Na altura de necessitar delas é só colocar a descongelar, de preferência de um dia para o outro, no frigorífico. Quando descongeladas e imediatamente antes de as assar, coloque sal (costumo pôr menos quantidade). Dizem igualmente que se colocarmos sal no sítio das guelras o peixe fica mais saboroso quando assado.


6 comentários:

  1. Quero saber se tem que tirar as tripas primeiro ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se amanham, ou seja, não se tiram as tripas nem se escamam. Só se amanham se o propósito for cozinhá-las no tacho (caldeirada, arroz de sardinhas, filetes, etc.) para grelhar ou assar ficam intactas.

      Eliminar
  2. Sugeriram-me usar agua do mar para congelar as sardinhas. Será apropriado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Lucilia o ideal é a água do mar (assim tem a certeza que fica com a quantidade de sal ideal). à falta dela a solução é tentarmos fazer a mistura com a quantidade de sal o mais aproximada possível à salinidade da água do mar :). Obrigada pela visita. Volte sempre

      Eliminar
  3. Por quanto tempo aguenta a sardinha no congelador??0bg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada marca de electrodoméstico terá a indicação de duração recomendada para cada tipo de produto. Algumas por cada gaveta do congelador. Essas indicações estarão nas gavetas do congelador ou no manual de instruções

      Eliminar

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)