sábado, 21 de junho de 2014

LASANHA DE BACALHAU E ESPINAFRES

LASANHA DE BACALHAU E ESPINAFRES
Para os meus filhos, bacalhau só à Brás ou com natas. Já enjoa preparar sempre o mesmo.

Adoram lasanha então resolvi tentar esta nova receita cá em casa e assim comeram também vegetais. E amaram!

Ingredientes

800 gr de bacalhau demolhado (desfiado sem peles e espinhas)
folhas de lasanha (seguindo a instruções de cozedura da marca)
200 gr de espinafres (usei congelados)
200 ml de natas
200 ml de molho bechamel (usei de compra)
1 cenoura ralada
1 cebola média picada
4 dentes de alho picados
coentros picados ou salsa (coloquei 6 ramos, incluindo os talos)
3 colheres de sopa de azeite
sal, pimenta, noz moscada ralada q.b.
queijo ralado q.b. (utilizei emental e cerca de 1/3 da quantidade de parmesão que é mais salgado)

Modo de preparação

Fazer um refogado com o azeite, cebola e alhos deixando cozinhar em lume brando com o tacho tapado até que a cebola fique transparente e macia.
Juntar os espinafres (congelados os já descongelados) e deixar ferver um pouco, com o tacho destapado, até secar a água que vão largando.
Adicionar o bacalhau, a cenoura e os coentros ou salsa e cozinhar durante uns minutos mexendo sempre. Logo que notar o bacalhau macio, desfazendo-se facilmente com a colher, apague o lume e junte o béchamel e as natas reservando cerca de 1/3 da quantidade de natas. Temperar envolvendo muito bem e rectificar os temperos.
Num recipiente de ir ao forno começa-se por colocar um pouco do creme de bacalhau, seguida de uma camada de placas de lasanha e assim sucessivamente terminando com placas de lasanha.
Verter as restantes natas por cima e polvilhar com queijo ralado.
O método de cozinhar a lasanha depende da marca que usa, portanto deverá proceder como recomendado pela marca. Eu uso placas de massa de lasanha seca (pré-cozidas), portanto  fiz do seguinte modo: Cobrir o recipiente com folha de alumínio e levar ao forno a 180º até a massa estar cozida (espete com um garfo para verificar o tipo de resistência, cerca de 40 minutos). Retirar a folha de alumínio e deixar durante mais uns minutos no forno para alourar o queijo.
NOTA: Uma dica - para preencher todos os espaços que as placas não permitem, devido ao formato do recipiente, eu parto as placas de forma a que todos os espaços fiquem com lasanha e assim rende mais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)