sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

BOLO DE GELATINA COM SUSPIRO

BOLO DE GELATINA COM SUSPIRO
Tantos anos à procura!

Há cerca de 30 anos, era eu estudante, comia este bolo numa pastelaria que já não existe (entre a R. Gomes Freire e a Av. Duque de Loulé).

É óptimo! Não é muito doce e é fresco e parece complicado mas não é!

A receita mais parecida que consegui encontrar na net foi a do M de Mulher.

A minha foto não é a melhor mas foi tirada à noite, que foi quando o parti. Ficou com o reflexo da luz do tecto, mas o que interessa foi que agora já sei fazê-lo.

Não fiz tal e qual a receita do M de Mulher:
- não coloquei suspiro, até porque o que eu me lembro não tinha suspiro nem chantilly;
- não recheei o bolo com chantilly  porque a forma que tinha era um pouco maior (27 cm) e ficou baixo.

Precisava de uma receita de pão de ló com poucos ovos e encontrei uma (pode ver a receita aqui). A que fiz não resulta um bolo tão fofo quanto seria recomendável e de se esperar. Tenho que pesquisar outra receita de 4 ou 5 ovos, para que fique um bolo mais ou menos da altura da gelatina.

Como eu só tenho uma forma sem buraco, fiz em primeiro lugar o bolo e depois de o desenformar lavei bem a forma e fiz a gelatina. Mais uma vez em resultado da forma ser maior tive de fazer 2 gelatinas, portanto entre uma gelatina e a outra coloquei os morangos. É uma questão de ultrapassar as situações!!! Utilizei forma de fundo amovível.

Ingredientes
1 caixa de gelatina sabor morango
125 ml de água a ferver
125 ml de água fria
10 morangos 
250 g de natas 
2 colheres (sopa) de açúcar
1 pão de ló médio de 22 cm de diâmetro (*)
100 g de mini suspiros

Modo de preparação
Prepare a gelatina dissolvendo o conteúdo do pacote na água acabada de ferver. Junte a água fria e misture bem até diluir todo o granulado. De notar possível que a quantidade de água seja diferente da indicada nas instruções de preparação, na embalagem, da marca.

Ponha 1/3 da gelatina em uma forma de 22 cm de diâmetro e leve ao frigorífico até começar a endurecer (que é praticamente o tempo de arranjar os morangos).

Lave muito bem os morangos e seque-os com papel ou pano e corte-os. Eu cortei-os às fatias grossas, cerca de 3 ou 4 fatias cada morango, dependendo do tamanho dos mesmos (a receita diz para cortar ao meio).

Disponha os morangos em cima da gelatina, cubra com a restante gelatina e leve novamente ao frigorífico até endurecer. 

Bata as natas (que se não forem de longa duração, embalagem tetra pack, devem estar bem frias) com o açúcar até dar ponto de chantilly e reserve.

Corte o pão de ló ao meio e ponha uma metade sobre a gelatina endurecida. 

Recheie com o chantilly. Por cima, distribua uma camada de suspiro.
 
Ponha a outra metade do pão de ló e leve novamente ao frigorífico por 30 minutos. Desenforme com cuidado e decore a gosto.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)