segunda-feira, 18 de março de 2013

GRÃO COM CARAS DE BACALHAU

GRÃO COM CARAS DE BACALHAU
Lavar muito bem as caras de bacalhau, esfregando com uma escova nos dentes onde vêm sempre restos indesejáveis.

Colocar de molho em água fria, de preferência dentro do frigorífico (eu deixei durante 2 dias mudando a água 2 vezes), mas pode colocá-las de molho juntamente com o grão.

Se demolhar o grão em separado, deve ser lavado antes e adicionar uma colher de sopa de sal porque o grão "gosta" de ser demolhado e cozido com sal, ao contrário do feijão.

Levar o grão a cozer, juntando o sal depois da água começar a ferver.

Quando verificar que já falta pouco tempo para o grão ficar devidamente macio para ser comido, junte as batatas (facultativo), o bacalhau e os ovos bem lavados e deixe cozer.

Se no final achar que o grão precisa de mais um tempo para ficar devidamente macio, retire os restantes ingredientes e reserve-os tapados com papel de alumínio e deixe o grão cozer mais um pouco.

Temperar com cebola e alho picados, salsa picada, pimenta, azeite e vinagre, claro que todos estes temperos são conforme o gosto pessoal.

Este prato pode ser feito com postas de bacalhau seco demolhado e/ou com grão de lata.

NOTA: O grão também pode ser demolhado em água a ferver (ferve a água e junta-a ao grão) durante cerca de 2 horas, ou até que o mesmo duplique de tamanho.

2 comentários:

  1. Boa noite Tia Gui,

    Normalmente 1 cara grande dá para quantas pessoas?
    Estou com medo que seja "curto" para duas pessoas.

    Obg
    F

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite! Eu costumo calcular 1 cara para cada homem e 1/2 cara para cada senhora. Mas como sempre as quantidades são muito relativas porque há pessoas que comem mais e outras que comem menos, assim como há senhoras que comem mais que alguns homens :) De qualquer forma estou em crer que se fizer assim as contas vai dar certamente e se cozer oves então mais facilmente dá. Bom apetite! Beijinhos e volte sempre

      Eliminar

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)