segunda-feira, 18 de março de 2013

PUDIM NUVEM DE GELATINA

PUDIM NUVEM DE GELATINA
Tinha um pacote de gelatina instantânea quase a passar o prazo de validade.

Numa altura em que andei a arrumar as minhas receitas antigas vi uma que uma colega (Ana Marçal) me tinha dado há muito tempo e nunca tinha feito. Resolvi experimentar.

O nome da recita estava como "Pudim à Ana Marçal" mas pela sua consistência resolvi chamar-lhe Pudim Nuvem de Gelatina!

Esqueci-me de untar a forma com um pouco de óleo para que saísse da forma mais facilmente e mais liso, mas enfim seria mais por uma questão de apresentação...!

Ingredientes

5 ovos
1 colher de sopa de maizena
1 gelatina em pó instantânea (sabor à escolha, esta era de morango)
1/2 L de leite
5 colheres de sopa de açúcar

Modo de preparação

Aquece-se o leite, sem ferver ( aqueci no microondas 1 minuto). Desfazem-se as gemas com o açúcar. Junta-se a gelatina e a farinha. Vai-se juntando o leite quente aos poucos e mexendo.

Leva-se ao lume a engrossar evitando que ferva para que as gemas tenham tempo de incorporar sem cozerem demasiado depressa. 
Quando ao mexer com a colher deixar ver o fundo do tacho está bom!
Retira-se o tacho do lume e deixa-se arrefecer. Coloquei dentro de um recipiente com água fria e fui mexendo para arrefecer mais rapidamente.

Enquanto isso, batem-se as claras em castelo. Envolvem-se as claras, delicadamente, no preparado.

Coloca-se a mistura numa forma (se for para desenformar recomendo que unte a forma com um pouco de óleo) e vai ao frigorífico. Serve-se bastante frio.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)