segunda-feira, 8 de abril de 2013

BOLO DE ANIVERSÁRIO (PÃO DE LÓ DE COIMBRA)

BOLO DE ANIVERSÁRIO (PÃO DE LÓ DE COIMBRA)
A minha filhota fez 16 anos e eu fiz-lhe um bolo de aniversário, simples mas delicioso. Pão de ló de Coimbra, receita retirada do livro que tenho em meu poder há muitos anos "A mulher na sala e na cozinha" de Laura Santos. Apenas acrescentei fermento em pó.

No recheio usei o que mais gostamos (2 caixas de ovos moles de compra, mas pode fazer em casa, confesso que nunca fiz; há várias receita na net) (ver nota), na cobertura chantilly e a decorar morangos e uns batons de chocolate que encontrei numa loja de venda de artigos de chocolate e doces (Hussel, no Centro Comercial Allegro) e as velas comprei no Hipermercado Jumbo. Adorou, aliás adoraram!

PÃO DE LÓ DE COIMBRA 

Ingredientes

7 ovos
250 grs de açúcar
150 grs de farinha para bolos (com fermento)
1 colher de chá (mal cheia) de fermento em pó (facultativo)

Modo de preparação

Peneirar a farinha com o fermento, com um utensílio próprio ou passando a farinha por um passador de rede com ajuda de uma colher. Desta forma a farinha fica mais leve para juntar às claras para que não as quebre. 

Untar com margarina ou manteiga e polvilhar com farinha uma forma redonda de aros e fundo amovível.

Pré aquecer o forno a 180º.

Batem-se as gemas dos ovos com o açúcar até ficar um creme homogéneo, esbranquiçado e fofo.

Batem-se as claras em castelo bem firme (a técnica é virar o recipiente com a abertura para baixo com cuidado e as claras não se moverem, nem caírem).

Juntam-se as claras batidas ao preparado anterior, envolvendo com uma espátula, com movimentos de baixo para cima e rodando simultâneamente o recipiente. 

Junta-se a farinha com o fermento (peneirada), lentamente e aos poucos e vai-se envolvendo com a espátula do mesmo modo que fez quando adicionou as claras.

Deita-se o preparado na forma e vai a cozer ao forno até que que esteja louro e cozido (verifique pela técnica do palito, ao espetá-lo e retirá-lo o mesmo vem seco, o bolo está cozido).

Deixar arrefecer na forma, desenformá-lo e decorar (ou não) a gosto!


NOTA: Ovos moles é um doce conventual típico da cidade de Aveiro cuja fórmula e método de produção original se deve às freiras dos vários conventos aqui existentes até ao século XIX -dominicanas, franciscanas a carmelitas. As religiosas utilizavam a clara de ovo para engomar os hábitos, enquanto que as gemas, para que não fossem desperdiçadas, se constituíram na base para a feitura do doce. Extintos os conventos, o fabrico dos ovos moles manteve-se, graças a senhoras educadas pelas referidas freiras. Desde o início da linha de caminho de ferro Porto-Lisboa que é tradicional a sua venda durante a paragem dos comboios na estação de Aveiro, feita por mulheres usando trajes regionais.
A «massa de doce de ovos» é comercializada em barricas de madeira pintadas exteriormente com barcos moliceiros e outros motivos da Ria de Aveiro. Também se apresenta em tacinhas de cerâmica e ainda envolvida em hóstia (massa especial de farinha de trigo), moldada nas mais diversas formas de elementos marinhos, como amêijoas, peixes, bateiras, conchas e búzios, que podem ser passados por uma calda de açúcar para os tornar opacos e dar mais consistência.
A massa do doce de ovos usada, embora consistente, é muito cremosa e obtida exclusivamente através de açúcar em ponto e gemas de ovos muito frescos, na sua confecção  não deve ser mexida em círculo (para não ficar estriada), mas aproximando e afastando a colher do operador.
Às gemas de ovos, depois de cuidadosamente desclaradas e misturadas, junta-se cerca de metade do peso de açúcar em ponto, de «estrada» a «bola rija», já frio. Mexendo sempre para o mesmo lado com a colher de pau, evitando os círculos, leva-se ao lume até se ver o fundo da caçarola de cobre. (In Wikipédia)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)