terça-feira, 9 de abril de 2013

FRANGO FRITO (ASAS DE FRANGO FRITAS)

FRANGO FRITO (ASAS DE FRANGO FRITAS)
Esta é uma forma deliciosa de usar um ingrediente barato para um menu de festa de aniversário, convívio, piquenique ou uma simples refeição.

Pode ser feita com qualquer parte do frango. Já fiz com pernas mas desta vez optei por experimentar com asas, por serem mais baratas e mais fáceis de fritar sem queimarem porque têm menos carne não se corre o risco de que fiquem cruas por dentro e queimadas por fora. Adorei, adorámos, adoraram!

Ficam super estaladiças! A mistura de farinhas ajuda a que fiquem mais crocantes, mas pode se feito apenas com uma qualidade. Já fiz fritos deste tipo apenas com farinha de trigo sem fermento e também só com farinha de milho, aliás, esta última é a que costumo usar mais vezes. Nunca fiz apenas com amido de milho (Maizena) por isso não sei dizer como resulta o produto final.

Ingredientes

Asas de frango
1 medida de farinha de trigo sem fermento
1/3 medida de farinha de milho
1/3 de medida de amido de milho (farinha Maizena)
Dentes de alho esmagados ou ralados (cerca de 1/2 dente para cada pedaço de frango)
Sal q.b.
Sumo de limão q.b.
Pimenta ou pir-piri q.b. (opcional, não usei porque havia crianças que não gostavam)

Modo de preparação

Cortar as pontas das asas. Limpar, com ajuda de uma faca ou pinça, muito bem, todos os pedaços de frango, retirando as penas e os cálamos ou canoucos (a parte da pena que fica enterrada na pele da ave mas que por vezes não saiu ao ser depenada). Pode chamuscar à chama ou com o maçarico de cozinha (aquele instrumento que serve para queimar leite creme e deita chama). Passar por água corrente.

Colocá-las num recipiente e temperar com os dentes de alho, sal, sumo de limão e pimenta ou piri-piri.

Guardar no frigorífico, devidamente tapado, durante umas horas ou, de preferência de um dia para o outro.

Misturar muito bem as farinhas passando-as por um passador de rede todas ao mesmo tempo. Costumo temperar as farinhas com um pouco de sal de mesa fino e pimenta, muito pouca quantidade pois a carne também já tem estes temperos. 

Retirar, uma a uma, as asas de frango e sem secar nem tirar alho, passam-se pela mistura das farinhas e leve a fritar. Costumo colocar as farinhas dentro de um saco de plástico e vou pondo dentro 3 ou 4 asas agitando o saco de modo a que as peças fiquem bem cobertas de farinha. Retiro-as e sacudo-as ligeiramente para retirar o excesso. 

Vão a fritar em óleo e conforme vão ficando louras retire-as e coloque a escorrer num prato com papel absorvente (papel de cozinha ou guardanapo de papel) ou sobre uma rede. 

Pode fazê-las no forno, com esta receita ou com outra que eu fiz

Servir quente.

2 comentários:

  1. Não é necessário passar no ovo batido ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesta receita não é necessário passar por ovo batido. A função do ovo batido é para que o panado "cole entre a passagem na farinha e no pão ralado como aliás fiz na outra receita (siga o link que está no final desta receita). Se as panar, passando-as por esta ordem, farinha, ovo batido e pão ralado, é necessário secá-las. Se fizer apenas com farinha não tem que as secar antes. Espero ter-me feito entender Necasamar. Obrigada pela visita e volte sempre.

      Eliminar

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)