sábado, 4 de maio de 2013

CARACÓIS

CARACÓIS 
Este é um dos pratos que como com mais prazer se for feito por mim, tal como a dobrada!

Aviso desde já que sou muito picuinhas na preparação destes animais. Vou dizer como procedo para a lavagem dos bichos mas, claro está, fica ao vosso critério! E é de facto muito cruel!

No dia em que os compro lavo-os em várias águas para que reajam pois os caracóis "gostam" de água e retiro todos os que estejam com a casca demasiado partida e que levante dúvidas se estão vivos ou não (esses duvidosos coloco-os em cima da bancada e aguardo para ver se deitam a cabecita de fora).

Deixo-os de um dia para o outro dentro de um recipiente tapado com algo com furos, para que não saiam, caso contrário no dia seguinte tem que andar à procura deles!. Uso uma daquelas redes protectoras para colocar na frigideira, como a da figura.

Pode tapar com um saco de plástico com furos, preso com um elástico.

Ou pode humedecer os bordos do recipiente e colocar sal fino a toda a volta.

No dia seguinte o processo é mais complicado e moroso:

1) Lavá-los novamente em várias águas, envolvendo-os muito bem, sem apertar para que não lhes parta as cascas.

2) Ver um a um se não há algum com o orifício tapado, se estiver tapado tira-se a capa seca com ajuda do bico de uma faca e sem água, juntar aos caracóis 2 ou 3 colheres de sopa de sal grosso e envolver durante uns minutos para que eles ao recolherem para dentro das conchas (têm "alergia" ao sal) deitem o mais possível de excreções e para que o sal ajude a limpar as excreções que estão agarradas às cascas.

3) Encher o recipiente com água e com ajuda da mão retirar a "espuma".

4) Passar por várias águas em que a última será colocando um punhado de caracóis com ambas as mãos em concha, esfregando-os muito ligeiramente uns contra os outros e com a água da torneira correndo em fio.

5) Deixo-os repousar um pouco antes de os colocar a cozinhar.

Ingredientes

1 Kg de caracóis
1/2 chouriço de carne aos pedaços
2 cubos de caldo de carne ou de galinha
1 cebola média descascada mas inteira
2 dentes de alho descascados mas inteiros
1 folha de louro sem o veio do meio
1 malagueta
2 colheres de sopa de azeite
50 gr de margarina
1 colher de sopa de oregãos secos
água q.b.
sal q.b.

Modo de preparação

Depois de bem lavados colocar os caracóis num tacho e cobri-los com água. Vão ao lume em temperatura mínima para que a água vá aquecendo muito lentamente, obrigando os caracóis a saírem  Não deve aumentar a temperatura para que eles não recolham e fiquem todos com a cabeça fora das cascas. é cruel, eu sei!
Quando eles já não se mexem pode aumentar a temperatura do lume até que comece a ferver e vai retirando a espuma que se vai formando, com uma escumadeira ou colher.
Em deixando de formar espuma, retiro os caracóis com a escumadeira, para um recipiente e escorro a água pelo passador de rede para cima deles, para que fique um líquido os mais limpo possível.
Volto a por tudo no tacho juntando tudo excepto os oregãos e o sal, este último deve ser adicionado logo que recomece a ferver.
Passados cerca de 20 minutos juntar os oregãos e deixar acabar de cozer, leva cerca de 45 minutos. Se achar que precisa apurar o molho deixe cozinhar um pouco com o tacho destapado quando junta os oregãos. 
A minha técnica para ter a noção quando poderei começar a provar é quando a cebola (por isso a ponho inteira) começa a ter aspecto de cozida. Normalmente o nível de cozedura da cebola corresponde ao do caracol.



7 comentários:

  1. Olá,
    Adoro caracóis, é dos meus petiscos favoritos mas, nunca faço em casa.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/p/passatempos.html

    ResponderEliminar
  2. sou Australiana e hoje, com a ajuda da sua receita fiz caracois pela primeira vez. Estavam muito boms! Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso que me alegra o coração! Que pela minha simples partilha possa ajudar e que gostem. Muito obrigada e volte sempre

      Eliminar
  3. Olá, adoro caracóis, mas quando sobram de um dia para outro ficam escuros.. existe alguma maneira de guarda-los de um dia para outro sem escurecerem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cláudia. Não sei como evitar isso e confesso que nunca reparei... Já li que os oregãos se devem colocar já com o lume apagado para evitar que caracóis fiquem escuros, não sei se assim evitará o que refere. De qualquer forma ficam melhores se forem comidos um tempo depois de cozinhados, ficam mais apuradinhos. Boas caracoladas.

      Eliminar
    2. Para não ficarem escuros eu retiro os do caldo/molho e só torno a juntar na hora dos aquecer 😊

      Eliminar
  4. Muito, muito bons.Os melhores que já comi. Parabéns

    ResponderEliminar

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)