sexta-feira, 31 de maio de 2013

DICAS - CONGELAR FAVAS OU ERVILHAS

DICAS - CONGELAR FAVAS OU ERVILHAS
Em vez de correr o risco de que se estraguem antes de ter a oportunidade de cozinhar costumo congelar as favas e as ervilhas.

Depois de descascadas e bem lavadas faço o branqueamento do seguinte modo:

Coloco um tacho com bastante quantidade de água e deixo levantar fervura.  Logo que esteja a ferver vou deitando uma mão cheia de cada vez de favas ou ervilhas, deixando levantar fervura e coloco mais uma mão cheia e assim sucessivamente. Este processo de acrescentar quantidades entre fervuras sempre me disse a minha mãe que servia para que as favas ou ervilhas ficassem mais verdinhas.

Quando estiverem todas dentro do tacho deixo ferver cerca de 3 minutos.

Retiro os legumes e arrefeço-os rapidamente em água corrente (ou água arrefecida com cubos de gelo). Deixo escorrer bem e seco-os num pano ou papel de cozinha.

Embalo-os em sacos de plástico e meto-os no congelador.

NOTA: Cozinham-se congelados, directamente na cozedura (refogado, guisado ou em água a ferver com sal). Os legumes congelados levam menos tempo a cozer, devido ao branqueamento que sofreram.

9 comentários:

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)