terça-feira, 23 de julho de 2013

SALADA CÉSAR

SALADA CÉSAR 
Caesar saladsalada Caesar (brasileiro) ou salada César (português) é uma variante de salada realizada com alface romana e croûtons temperados com azeite de oliva,ovosuco de limãomolho inglês e pimenta preta. A criação dessa salada é geralmente atribuída ao chef italo-americano César Cardini, em Tijuana, no México, a partir daí passou a ser conhecida nos Estados Unidos e, em seguida, mundialmente.


Existem muitas versões a respeito da origem da Caesar salad. A mais conhecida e habitualmente considerada é que a salada terá sido criada por um chef mexicano de origem italiana chamado César Cardini. Cardini, cujo sobrenome está relacionado com a culinária do famoso Hotel Peñafiel de Tehuacán, Puebla (México) viajou a Tijuana a um concurso gastronómico onde sua salada resultou premiada.
Outra versão se diz que foi criada em uma das cidades de Tijuana ou Ensenada (México) pelo chef Livio Santini de origem italiano no final da década de 1930, na cozinha do restaurante do Hotel Caesar's, propriedade de César Cardini, também de origem italiano.
Esta versão narra como uns pilotos norte-americanos chegaram ao hotel e pediram uma simples salada, e a falta de tomates ou outros ingredientes típicos, o chef Santini seguiu uma velha receita familiar com a que sua mãe os alimentava no sul da Itália em tempos difíceis; uma salada romana, ovos, pequenos pedaços de pão fritos com azeite, queijo seco, azeite de oliva, umas gotas de molho inglesa e suco de limão. A salada foi todo um sucesso e foi denominada inicialmente como "salada dos aviadores", e com o tempo César Cardini registou-a como própria e a internacionalizou.
Com o tempo a receita tem sido modificada para degustá-la com frango, anchovas, pão frito, bacon, camarões e muitos outros ingredientes que a enriqueceram. (in Wikipédia)


A receita que hoje fiz foi retirada do livro "Jantares em 30 minutos" de Irene Vizi. 30 minutos depois da alface lavada e cortada!


Ingredientes

1 alface lavada, seca e ripada (usei 6 folhas porque era grande e cortei-a em juliana grossa)
2 dentes de alho pequenos
1/2 colher de chá de sal + sal e pimenta a gosto (só usei a 1/2 colher porque o queijo e anchovas já têm sal)
6 colheres de sopa de azeite (usei 5 colheres de sopa)
3 fatias de pão de forma em quadradinhos (usei 2 fatias sem côdea de pão tipo de Mafra)
1 ovo grande
1 1/2 colher de sopa de sumo de limão (usei 1 colher, fui provando)
3/4 colher de chá de molho inglês Worcestershire (não usei)
6 colheres de sopa de queijo parmesão ralado (usei cerca de metade)
1 filete de anchova de conserva, escorrido e picado

Modo de preparação

Depois de arranjada coloque a alface num saco de plástico e guarde-a no frigorífico até ao momento de ser necessária, para que seja servida bem fria.

Esmague os dentes de alho com 1/2 colher de chá de sal grosso num almofariz ou com a ajuda de uma faca fazendo pressão do sal contra os dentes de alho, ou então pode esmagar com um esmagador de alho e juntar sal de mesa (fino). Deite a paste num recipiente e adicione 2 colheres de sopa de azeite misturando muito bem e reserve.

Toste os quadrados de pão no forno até ficarem ligeiramente dourados. Retire-os do forno e envolva-os com a pasta de alhos e azeite. Misture muito bem e leve-os novamente ao forno para secarem um pouco e acabarem de dourar, cerca de 3 minutos. Retire-os do forno e deixe arrefecer.

Ferva o ovo durante 1 minuto (não tinha a certeza se era com casca e tive receio que depois não conseguisse descascar por ficar mal cozido, portanto resolvi escalfá-lo com a técnica da película aderente até ter o ponto desejado, cozeu durante cerca de 1 minuto e meio).
Coloque a alface numa saladeira.

Numa tigela deite o sumo de limão, o molho inglês e vá vertendo o restante azeite e batendo energicamente com uma vara de arames ou garfo. Deite a mistura sobre a alface, salpique com o queijo, os croutons, sal e pimenta a gosto. Quebre o ovo sobre a salada e misture tudo com leveza.

Sirva salpicado com a anchova picada (mas se eu não tivesse não deixaria de fazer a salada).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)