terça-feira, 11 de julho de 2017

JARDINEIRA DE FRANGO

JARDINEIRA DE FRANGO


Esta é mais uma receita que me traz boas memórias de infância. Uma receita simples e que permite diversificar os ingredientes. Pode ser feita com carne de vaca, coelho, borrego, frango ou galinha, porco, lulas, chocos, etc. Até mesmo os legumes podem variar: alho francês, ervilhas, feijão verde, pimentos e até mesmo soja como encontrei uma receita na internet.

A base desta receita é sempre a mesma: cebola, alho, colorau/pimentão doce e azeite ou banha ou ambos. Depois há quem junte batata ou arroz ...  

Porquê colorau/pimentão doce e não tomate? Pode usar tomate, claro está, mas uma das curiosidades que me foi passada pela minha mãe é que no tempo dela e dos meus avós, numa aldeia do Ribatejo, como não existiam frigoríficos e dado que as receitas com tomate como ingrediente azeda muito rápida e facilmente, principalmente em tempo quente, os guisados e refogados eram feitos apenas com colorau também chamado pimentão doce. 

Agora a resposta à minha questão "porquê jardineira? qual a sua origem?"? Não encontrei nada que me elucidasse!!! Então a minha interpretação é que o nome foi dado por se tratar de uma mistura de várias cores, como se de um vaso ou jardim se tratasse com a sua miscelânea de flores coloridas. 

Seja como for é muito versátil e saborosa! Veja neste link o que fiz com a pele e pescoço!!

Ingredientes

1 frango (tirei a pele)
1 cebola grande
2 dentes de alho
1 folha de louro
banha q.b. (ou mistura com azeite ou apenas azeite)
1 colher de café de colorau/pimentão doce (eu gosto mais vermelhinho usei 1 colher de chá)
1 dl de vinho branco (ajuda a amaciar a carne)
sal q.b.
malagueta (opcional)
2 cenouras cortadas às rodelas finas
500 gr feijão verde (mais ou menos) cortado ao meio no sentido do comprimentos e depois em pedaços mais pequenos formando pequenos "palitos"
500 gr batatas (mais ou menos) cortadas aos quadrados pequenos (ver nota)

Modo de preparação

Corta-se a carne aos pedaços pequenos, colocam-se num tacho com a banha (ou azeite), a cebola e os dentes de alho picados (como cá em casa há quem não goste de encontrar "coisinhas" eu triturei), o louro sem o veio do meio (sempre ouvi dizer que deve ser retirado!), sal, malagueta e o colorau.

Rega-se com o vinho branco.  Tapa-se o tacho e deixa-se cozinhar em lume brando. Se secar antes que a carne esteja cozida vai-se juntando água aos poucos conforme for secando, até que a carne esteja cozida.

Quando a carne estiver quase cozida verifique se tem água suficiente para cozer os restantes ingredientes, caso não adicione um pouco de água e quando estiver a ferver junta-se o feijão verde, as batatas e as cenouras. Nesta altura se for necessário adicionar água é melhor que esta seja previamente aquecida para não interromper a cozedura dos legumes.

NOTA: Costumo colocar apenas a quantidade de batata suficiente para uma refeição, pois não gostamos da batata reaquecida. Se sobrarem legumes é mais fácil reaproveitar, nem que tenha que cozer esparguete ou arroz à parte, colocando a jardineira por cima na altura de levar à mesa.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)